2 Lista De Exercício Patologia
A patologia é que causará a pigmentação. Sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas.
Hemáticas: Esses pigmentos se originam da hemoglobina, proteína composta por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso (Fe++). Sua porção protéica é chamada de globina, consistindo de duas cadeias alfa e duas beta (as cadeias alfa têm forma helicoidal). A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados de hemossiderina e bilirrubina.
Melânicas: Produzida por melanoblastos, a melanina tem cor castanho-enegrecida, sendo responsável pela coloração das mucosas, pele, globo ocular, retina, neurônios etc. O processo de síntese da melanina é controlado por hormonios , principalmente da hipófise e da supra-renal, e pelos hormônios sexuais. Casos de alterações nessas glândulas podem acarretar em aumentos generalizados da melanina. Exposições aos raios ultra violeta também provocam esses efeitos.
2) Fale sobre três tipos de pigmentações exógenas.
Argíria: São pigmentações por sais de prata nos tecidos.
Bismuto: Atualmente é raro de ser visto, sendo comum na terapia para sífilis. Cor: Enegrecida.
Saturnismo: Contaminação por sais de chumbo.
3) Qual é o principal pigmento biliar? Como ele é formado? O que ocasiona o aumento acentuado de Bb?
O principal pigmento biliar é a bilirrubina
Produto final do catabolismo da fração heme da hemoglobina e de outras hemoprotéinas.
O aumento acentuado dos níveis sanguíneos de Bb não conjugada, particularmente em recém-nascidos pode causar, lesão cerebral irreversível, morte, e nos casos de sobrevida, sequelas neurológicas permanentes.
4) Quais são as diferenças entre os pigmentos hematoidina e hemossiderina e o que eles tem em comum?
Hemossiderina: resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, a hemossiderina é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do