2 Lista de exerc cio Patologia 1 2
Pigmentações endógenas resultam, em geral, de hiperprodução e acúmulo de pigmentos sintetizados no próprio organismo. Podem ser: Derivadas da hemoglobina, ou pigmentos hemoglobínicos; melanina; ácido homogentísico; lipofuscina.
2) Fale sobre três tipos de pigmentações exógenas.
Dos Pigmentos inalados, o mais frequente é o carvão. Sua deposição causa a antracose, encontrada em fumantes e em praticamente todo individuo adulto ou idoso morados em grandes ou medias cidades onde existia certo grau de poluição atmosférica.
A argiria, é a deposição de sais de prata em tecidos, em geral em forma de sulfeto de prata. Quando se deposita nos olhos, é conhecida como argirose. Diversos fatores influenciam a capacidade dos sais de prata de produzir efeitos tóxicos no organismo, como solubilidade do metal, capacidade de se ligar aos diferentes tecidos e grau com que os complexos de proteína-metal formados são sequestrados ou metabolizados e excretados.
A deposição de ouro em tecidos, condição rara denominada crisíase, é causada por uso terapêutico parenteral prolongado de sais de ouro, como na artrite reumatoide, e após implantação de agulhas de acupuntura. As partículas de ouro, em forma de grânulos negros densos e irregulares, maiores do que os grânulos de prata, amorfos e em forma de pequenos bastonetes e esferas, são vistas em fagolisossomos de macrófagos da derme papilar e reticular.
3) Qual é o principal pigmento biliar? Como ele é formado? O que ocasiona o aumento acentuado de Bb?
O principal pigmento biliar é a Bilirrubina (Bb), produto final do catabolismo da fração heme da hemoglobina e de outras hemoproteínas. Aproximadamente 80% da Bb provem da hemoglobina livre resultante da hemocaterese, que é a destruição fisiológica das hemácias senescentes, com cerca de 120 dias de vida, pelos macrófagos no baço, no fígado, na medula óssea e, em escala bem menos, em outros locais. Essas células