Mobilizao neuro meningea

6532 palavras 27 páginas
Mobilização

Introdução
A mobilização do sistema nervoso (Elvey, Butler) tem se tornado recentemente um meio popular de tratamento físico da dor neurogênica. Parece haver um enorme potencial para este método, pois, em circunstâncias apropriadas, proporciona uma forma de direcionar a terapia mecânica especificamente para os nervos, mais que para outras estruturas.

O termo “alongamento neural“ para descrever o seu tratamento para os nervos. O nervo seria sensível a um alongamento se fosse afetado por uma tensão mecânica adversa. Nervos são estruturas viscoelásticas e, portanto, podem responder a procedimentos de mobilização. Porém, alongamento implica em aumento permanente do comprimento, e ainda permanece inexplicado se isto pode ser benéfico.

A fisiologia é o caminho através do qual os nervos geram dor, e muito do que é observado no paciente é uma expressão das alterações fisiopatológicas. Clínicos que desejam mobilizar o tecido neural devem incluir habitualmente a fisiologia em seu raciocínio. Isto deve levá-los a uma compreensão mais precisa das desordens neurais e seu mecanismo de tratamento (Butler). Quando ministramos aulas sobre o assunto damos ênfase em estados fisiológicos, nível de reatividade local ou geral, estado de dor e por último a disfunção mecânica.

A idéia da aplicação de um tratamento mecânico sobre o tecido nervoso não é nova. Princípios e técnicas de “alongamento neural” existem desde o final do século XIX, e vêm sendo refinados tanto em sua teoria quanto na aplicação clínica. Durante os anos sessenta, Breig (1978) introduziu o termo tensão mecânica adversa no sistema nervoso central. A integração do conceito desta tensão neural mecânica adversa com os princípios do raciocínio clínico só foi realizada vários anos depois (Maitland, 1982). Este trabalho foi aprofundado, expandido e apresentado à comunidade clínica e científica por Elvey (1979) e Butler (1991).

O raciocínio destes pesquisadores clínicos é que múltiplas agressões ou

Relacionados