2 INTRODU O
Este trabalho tem por objetivo final apresentar uma proposta para análise da prática de responsabilidade social nas empresas. Veremos no decorrer do trabalho diferentes visões acerca do tema, como foi a evolução dessa idéia até chegarmos ao que sabemos hoje e porque é tão importante para as empresas adotarem políticas socialmente responsáveis, que visem o desenvolvimento da sociedade, preservação do meio ambiente.
Daremos exemplos de diversas práticas, já adotadas por empresas, que geram bons resultados para a sociedade, seus funcionários, parceiros e para a empresa em si, a partir do momento que ela supera as expectativas de colaboradores e clientes. Não é mais só pelo preço, qualidade e atendimento que os consumidores estão baseando suas decisões de compra. Eles estão cientes da importância da responsabilidade socioambiental como um importante meio para o desenvolvimento da economia, redução da violência e aumento da qualidade de vida e, por isso, optam por empresas engajadas nessa causa.
Sabendo disso, muitas empresas divulgam que possuem práticas de apoio a sociedade, processos mais eficientes, que preservam o meio ambiente, política de apoio ao voluntariado e valorização dos funcionários. Mas, será que isso é suficiente para dizermos que uma ou outra empresa realmente é responsável¿ Será que o discurso é condizente com a prática¿ É possível que algumas empresas se utilizem desse discurso para fazer marketing, pura e simplesmente, não incorporando a real idéia da responsabilidade socioambiental em seus processos. Pode ser que uma empresa tenha alguma política de doação a entidades sociais, mas tenha funcionários em seu quadro de trabalho que não são registrados, relacionamentos comerciais duvidosos com fornecedores, ou sonegação de impostos.
Não há como ser responsável sem cumprir alguns requisitos básicos, como o respeito à legislação vigente e condutas éticas, entre outras. A empresa não pode ter apenas uma atitude responsável, ela tem que