2 Interferencia Construtiva
Reflexão e Ação.
Reflexão e ação 1
Bem sabemos que a efetiva realização da gestão democrática dos sistemas de ensino não depende somente da legislação, ainda que esta seja uma ação fundamental. Para uma gestão escolar democrática se concretizar, ela requer algumas ações. Faça um levantamento em forma de produção textual das ações necessárias a uma gestão escolar para ela ser, de fato, democrática.
Reflexão e ação 2
Faça um levantamento de situações em que você se sentiu excluído(a) de decisões que afetam a vida de escola e o seu trabalho.
Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
Faça o mesmo para situações em que se sentiu incluído(a) na tomada de decisões dessa mesma natureza.
Quais os possíveis motivos dessa inclusão.
Reflexão e ação 3
O documento do MEC (2004), Intitulado Conselhos Escolares, uma estratégia de gestão democrática da educação pública, refere-se a um levantamento, feito pelo próprio órgão, a respeito da legislação produzida sobre os Conselhos Escolares por vários estados e munícipios brasileiros. Torna-se objeto de preocupação, como destaca o documento, que, no afã de regulamentar a gestão democrática, com o objetivo de superar a suposta dificuldade das escolas em instituí-la, os entes federados desçam a minúcias sobre a constituição e funcionamento dos Conselhos Escolares, acabando por engessar os trâmites necessários para que eles se instalem. Assim procedendo, negam ou diminuem em muito a autonomia da escola para instituir suas próprias normas de funcionamento democrático. Cabe, nesse sentido, indagar se, a pretexto de contribuir para a autonomia escolar por meio da legislação, em vez de estimulá-la, não pretendem, na verdade, controlá-la? Então o conselho escolar é uma garantia de democracia?
Reflexão e ação 4
Além do Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil pode contribuir para o processo de democratização das decisões, mas infelizmente