2 Estudos Sintáticos
Pretende-se apresentar uma reflexão a respeito do conceito de gramática, bem como possíveis concepções e tipos de gramática. Lembrando também da necessidade de atrelar os conhecimentos gramaticais ao texto.
- Conceito de gramática, Concepção e tipos de gramática;
- Relação Frase, Oração e Período.
- Gramática Gerativa
Reflexão sobre a língua http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_14.pdf. Conceito de Gramática http://www.filologia.org.br/revista/37/08.htm Concepção e Tipos de Gramática http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_2/141.pdf Relação entre gramática e texto http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1427/1128. Conceito de gramática, Concepção e tipos de gramática
Conceito de gramática
No intuito de se refletir sobre Língua, logo vem na mente dos estudiosos, a pergunta O que é gramática? Essa pergunta acaba gerando outros questionamentos, conforme TRAVAGLIA (2000, p.
24) que são:
●
●
●
O que se entende por gramática?
O que é saber gramática?
O que é ser gramatical?
No primeiro questionamento, gramática pode ser considerada como um manual de regras, pensando na forma culta da Língua Portuguesa. Pode ser conhecida, também, como gramática normativa ou gramática prescritiva. Nessa perspectiva, gramática compreende um conjunto de regras que norteia a variedade culta da Língua Portuguesa, ou seja, as regras do bom falar.
No segundo questionamento, dando continuidade no pensamento exposto no primeiro, chegase a resposta de que saber gramática diz respeito aos bons escritores, aos especialistas no assunto, ou seja, os indivíduos que reconhecem e dominam as normas da Língua.
Já, na terceira e última, ser gramatical corresponde aos que seguem as normas e fazem a manutenção dessas regras, seja do ponto de vista da fala ou da escrita.
Diante dessas reflexões, pode-se afirmar que gramática de uma língua envolve o estudo das palavras, de suas classes ou categorias e de suas flexões; de suas funções e relações nas