Estudos Linguísticos II
ESTRUTURA E
FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Aula
04
Caro(a) aluno(a),
Nesta aula, a de número quatro, detalharemos a formalidade dos vocábulos, as significações lexicais e gramaticais e revisaremos as formas livres e presas (uma vez que as revisões são de extrema importância em nosso estudo).
Ainda, veremos a estrutura vocabular (o Radical e os Morfemas).
Que tal!? Disposto a começar??
Comecemos, então, analisando os objetivos e verificando as seções que serão desenvolvidas ao longo desta aula.
Bom trabalho!
Objetivos de aprendizagem
Ao término desta aula, você será capaz de:
• compreender o processo de descrição dos vocábulos e suas particularidades; • analisar e aplicar teoricamente os mecanismos utilizados no processo de estruturação do vocábulo.
Seções de estudo
Seção 1 - A Descrição dos Vocábulos
Seção 2 - A Estrutura dos Vocábulo (Elementos Mórficos)
Então, vamos em frente?!
O elemento fundamental para a definição do âmbito da Morfologia é o vocábulo formal, caracterizado por Bloomfield como uma forma livre mínima, ou a unidade a que se chega, quando não é possível nova divisão em duas ou mais formas livres. Daí a importância do conceito de forma dependente:
"Conceitua-se assim uma forma que não é livre, porque não pode funcionar isoladamente como comunicação suficiente; mas também não é presa, porque é suscetível de duas possibilidades para se disjungir da forma livre a que
39
Estudos Linguísticos II - Profª. Márcia Regina Marchezan - UNIGRAN
se acha ligada" (MATTOSO CÂMARA 1969p. 37). Com isto, o vocábulo se redefine como forma não presa mínima, considerando-se como vocábulos formais tanto formas livres quanto formas dependentes; em consequência, incluem-se como vocábulos formais os artigos, preposições, conjunções e pronomes clíticos, que só ocorrem em função de outras formas, não podendo, portanto, ocorrer isoladamente, mas tendo mobilidade de