Abordagem Humanista
A abordagem humanista é um ramo da psicologia em geral, e da psicoterapia em particular, considerada como a terceira via, ao lado da psicanálise e da terapia comportamental. Ela visa o respeito perante a individualidade de cada um colocando o aluno como centro do saber podendo se posicionar diante das informações que lhes são passados, realizando suas curiosidades e adquirindo mais conhecimento.
Leva-se em consideração também que esta abordagem acaba sendo mais eficaz em termos de aprendizagem, pois se acredita que para que o aluno aprenda é necessário que ele tenha a iniciativa de ir além dos assuntos aplicados nas aulas, que tenha uma participação responsável neste processo e sobre tudo que o mesmo se perceba diante dos temas abordados para que se sinta seguro sobre tais conhecimentos.
No livro Pinóquio as Avessas, quando Felipe foi levado até a psicóloga e foi diagnosticado “falta de atenção”, os pais ficaram tristes, mas houve uma reflexão dentro dele, a abordagem humanista.
Segundo (Rogers) o indivíduo faz uma análise dele mesmo, o que esta acontecendo ao redor dele, o que pode ser melhorado primeiramente pra ele depois vai refletir na sociedade, na casa dele, ele começou a ser o melhor, resolveu estudar, se formou, as condições do seu interior melhorou porque pensou em si e no outro, mas após formado e realizado profissionalmente, ele estava triste, mas teve um sonho de que apesar de ter passado um sistema educacional rígido, conservador e empírico ele não perdeu a capacidade de sonhar e de transformar e realizar.