2 Equilíbrio
Equilíbrio é o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. O somatório das forças e dos torques tem que ser igual à zero.
Corpo extenso é aquele cujas dimensões não são desprezíveis em relação às medidas envolvidas, um corpo é considerado rígido quando as posições das partículas que constituem o corpo não mudam de posição durante o tempo em que ele é estudado. Um corpo rígido que esteja sujeito à ação de forças sobre um mesmo plano. Assim, dizemos que esse corpo encontra-se em equilíbrio quando se encontra ao mesmo tempo em equilíbrio de rotação e translação.
A primeira condição é que a resultante dos sistemas de forças deve ser nula, ou seja, a força resultante que atua no sistema do corpo rígido deve ser igual à zero, assim temos:
Equilíbrio de translação
A segunda condição é que a soma algébrica dos momentos das forças do sistema, em relação a um polo arbitrário deve ser nula. Isto é:
Equilíbrio de rotação
Existe a possibilidade de rotação em um corpo extenso. Para que a força cause uma rotação do corpo extenso, deve ocorrer uma grandeza física denominada momento escalar.
Condições de equilíbrio é a soma das forças externas que agem sobre o corpo, devemos saber que elas são todas nulas com reação aos pólos.
Agora, se tratando do equilíbrio:
Quando falamos da primeira condição, estamos nos referindo a um equilíbrio translatório, já quando falamos da segunda condição, estamos nos referindo a um equilíbrio rotatório.
Com isso, podemos ver que a segunda condição não irá existir em um ponto material, pois não há chances de ocorrer o movimento de rotação.