1ª Viagem de Paulo
(Atos 13-14)
Equipe de Viagem
Saulo (Paulo);
Barnabé (José da Consolação);
João Marcos (sobrinho de Barnabé – até Chipre).
Ao atender ao chamado de Deus para proclamar a Cristo, Paulo e Barnabé deixaram a igreja em Antioquia. De primeira, o seu método de evangelismo era pregar nas sinagogas de cada cidade. Mas quando muitos judeus rejeitaram a Cristo, os missionários reconheceram o chamado de Deus para testemunhar aos gentios.
Roteiro da primeira viagem missionária de Paulo
Antioquia da Síria; Ilha de Chipre (Salamina e Pafos); Antioquia da Psídia; Icônio, Listra, Derbe; Perge; e depois retorna para a Antioquia da Síria (Atos 13 e 14).
Os capítulos 13 e 14 de Atos tratam da primeira viagem de Paulo. Nesta jornada o apóstolo sai com Barnabé da Antióquia da Síria, onde se reuniram com mestres e profetas e receberam o chamado do Senhor para as Viagens.
Paulo esteve durante algum tempo participando da igreja em Antioquia. O capítulo 11.19-30 retrata a importância desta igreja como centro da fé cristã. “Excetuando a própria Jerusalém, nenhuma outra cidade estava tão intimamente ligada aos inícios do cristianismo”. Por volta do ano 27 d.C. ela tornou-se a capital da Síria, sendo um importante centro comercial e ações militares, Antioquia tornou-se em um influente centro urbano, uma cidade (polis) helenística e a terceira cidade do Império Romano.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2
PERCURSSO REALIZADO
1. De Antioquia da Síria a Chipre (At 13.1-12)
A primeira viagem missionária de Paulo ocorre depois de seu comissionamento pelo Espírito Santo (vv.2,3). Juntamente com Barnabé, a partir de Selêucia, porto marítimo de Antioquia, Paulo parte em direção à Ásia Menor, sob a orientação do Espírito Santo
(v. 4). Com isto Lucas quer demonstrar que o verdadeiro protagonista da missão evangelística é o