1984
Tele tela é um tipo de tecnologia de telecomunicação bidirecional descrito no livro 1984. Segundo o autor George Orwell, as teletelas funcionariam ao mesmo tempo como um televisor e uma câmera de vigilância, na medida em que poderiam simultaneamente transmitir a programação oficial do governo e filmar o que acontece em frente ao aparelho.
No filme, todas as residências são equipadas com uma teletela, que não pode ser desligada, apenas ter seu volume diminuído.
No livro, as tele telas são usadas pelo governo do grande irmão, para vigiar todas as pessoas.
É esta ideia que deu origem ao formato do programa de televisão big Brothers.
Na distopia de Orwell os membros do partido interno e externo, são vigiados completamente. Apenas a proles não tem, tele telas em seus lares. Muito mais do que uma televisão ou um computador, a tele tela é um aparelho que envia e capita voz e imagem, facilitando o controle dos cidadãos. Estes aparelhos estão nos locais de trabalho, públicos (praças, cafeterias, etc.) com o propósito de controlar os membros do Partido.
Nada muito diferente da preocupação em nome da segurança e ordem pública da realidade. A função das tele telas é entreter a população e vigiar. Ao mesmo tempo em que ela transmite dados de conquistas do Partido na guerra e produção de botinas, ela repreende individualmente aqueles que não se esforçam nas tele aulas de ginásticas.
Alguns membros do Partido Interno (Classe Alta) podem desligar a tele tela por alguns minutos, enquanto isso, a maioria, as proles, não tem a tele tela em suas casas. Os governos nunca tiveram interesse em moldar a mente de quem não pode ser um perigo. As tele telas foram inspiradas na massificação da propaganda nazista e comunista dos anos 30 e 40. As estratégias de Goebbels, muitas delas copiadas por governos do mundo livre S.A. e ditaduras comunistas, foram implementada para suprimir a individualidade e moldar as pessoas para os interesses do Partido.