1958 1964
Disciplina: Educação Popular e Movimentos Sociais – Turma B
Professora: Suzana Saraiva
Aluna: Samara Reis - DRE: 110139527
Trabalho: Análise do Texto – O período entre 1958/1964: Novas ideias em matéria de educação de adultos.
O período entre 1958/1964: Novas ideias em matéria de educação de adultos.
O reconhecimento público da falência da CEAA ocorreu durante a realização do II Congresso Nacional de Educação de Adultos, ocorrido no Rio de Janeiro entre 09 e 16 de julho de 1958. Era a época do governo JK e o país vivia certa euforia, ocasionada em grande parte pelo nacionalismo desenvolvimentista. Foi um período de relativa liberdade de ideias. O presidente JK em suas famosas metas de governo referiu-se à educação apenas na trigésima meta. A “salvação” do país estava creditada à economia, uma vez que a marca do discurso desenvolvimentista era o economicismo.
No final do governo JK a educação de adultos ganha importância. Provavelmente isso está ligado às suas ideias desenvolvimentistas. A grande preocupação é com a formação de mão de obra, visto que o país experimenta um processo crescente de industrialização.
Com a realização do II Congresso Nacional de Educação de Adultos e a comprovação da pouca eficácia da CEAA, surgem diversos grupos de educadores preocupados em buscar novos métodos para a alfabetização e a educação de adultos.
O início da década de 1960 marcou o surgimento de muitas campanhas e movimentos que se propunham a desenvolver projetos de educação de adultos em moldes diferentes do que até então era praticado. Nem todos conseguiram pôr esse objetivo em prática, mas foram movimentos que tentaram mostrar para o governo e a sociedade como um todo que um número expressivo de pessoas não tinham acesso à educação.
A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo
Atendendo a disposições da Lei nº 3.327-A de 03 de dezembro de 1957, o MEC, através da Portaria nº 5-A de 09 de janeiro de 1958, instituía a CNEA,