Art06 24 2
Artigo
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO NAS CARTAS DE MANUEL DA
NÓBREGA: ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES (1549-1559)
Marcos Roberto de Faria1
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
RESUMO:
Especificar as representações de escola, ensino e aluno a partir das cartas de Manuel da
Nóbrega é a preocupação primeira deste artigo. Nesse caminho, faz-se um cruzamento das informações obtidas das missivas com as Constituições jesuíticas de 1556. O trabalho destaca também a definição de pessoa humana presente no Diálogo sobre a conversão do gentio, considerando as informações aí presentes como fundamentais para se entender a prática jesuítica, no início da empresa missionária na América portuguesa. O texto sobre as cartas é apresentado em forma de tópicos de um glossário, através dos quais se podem inferir as representações de escola, ensino e aluno aí presentes. A partir de tais tópicos, especificam-se as representações a que o trabalho se propõe e se demonstra a função importantíssima da chegada das Constituições à América portuguesa e as mudanças que ocorreram, a partir daí, na organização interna das casas e colégios dos jesuítas. Esta é, portanto, a conclusão a que chega o trabalho, confirmando as transmutações advindas com as Constituições.
Palavras-chave: Cartas jesuíticas, Constituições, Manuel da Nóbrega.
TOPICS ON EDUCATION IN THE LETTERS OF MANUEL DA NÓBREGA:
BETWEEN PRACTICE AND REPRESENTATION (1549-1559)
ABSTRACT:
The primary concern of this article is to specify the representations of the school, education, and student in the letters of Manuel da Nóbrega. For this purpose, the information in the letters to the Jesuit Constitutions in 1556 has been cross-referenced.
This work also highlights the definition of humans in the Dialogue on the conversion of gentiles, considering the information therein as essential in order to understand Jesuit practice at the beginning of the missionary movement in Portuguese-controlled colonial
South