avaliaçao
INTRODUÇÃO
O presente estudo, que apresenta como tema “Avaliação Escolar E Suas Influências No Processo De Ensino/Aprensizagem”, desenvolve um estudo reflexivo a respeito da prática da avaliação na escola, considerando que a mesma deve ser considerada como uma ferramenta que permite a coleta de informações úteis sobre o ensino/aprendizagem para que seja, então, tomada decisões acertadas, que possam produzir educação de qualidade para os alunos.
Ainda hoje, profissionais da educação e instituições se fixam nos métodos tradicionais, desconsiderando as mudanças de cada tempo.
Conhecer os métodos e processos a serem adotados para avaliar o desenvolvimento do aprendizado dos alunos é tão importante quanto a própria prática docente em sala de aula em ministrar suas aulas. Assim justifica-se a realização do presente estudo que aborda questões que implica nos programas de efetivação da educação escolar.
A prática avaliativa pede mudanças, acompanhamento de culturas e parâmetros atuais que a sociedade moderna produz. “Enquanto o professor não mudar a forma de trabalhar em sala de aula, dificilmente conseguirá mudar a prática de avaliação formal, decorativa, autoritária, repetitiva, sem sentido”. (VASCONCELOS, 2000, P. 56).
O objetivo deste estudo é investigar o processo de aprendizagem realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental; verificar a participação da família nos resultados da Avaliação; identificar o docente como um dos elementos essenciais à formação dos alunos; Analisar como essa ferramenta pode se passar a ser forma de exclusão escolar e social. A metodologia utilizada para realização do presente estudo foi a pesquisa bibliográfica, onde autores como Lukesi (1994), Vasconcelos (2000), e outros contribuem significativamente na construção do desenvolvimento de referencial teórico.
Segundo Amaral (2001, p. 2): “A revisão de literatura deve ser crítica, baseada em critérios