1952 1
Teatro Mágico como proposta de promoção da aprendizagem
Nara Cristine Thomé Palácios Cechella
Universidade do Extremo Sul Catarinense narapalacios@hotmail.com A “cultura da mídia” (KELLNER, 2001), veiculada pelos meios de comunicação, modela desde opiniões políticas até comportamentos sociais e, para os jovens de hoje, a cultura da mídia parece ser a única que conhecem. Tenho acompanhado nos últimos dois anos, via web, o fenômeno artístico‐cultural O Teatro Mágico (OTM), uma banda há dez anos inserida em um mundo de consumo musical independente das grandes gravadoras.
A banda chama a atenção porque vem crescendo à margem do caminho natural neste campo, tentado ser auto‐sustentável com a venda de seus CDs e outros produtos, além de ingressos para shows ao vivo.
Kellner (2001) sustenta a tese de que nunca foi tão necessário quanto agora um estudo sobre os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos, uma vez que esta ‘cultura da mídia’ é dominante. O OTM, por ser uma banda independente, beneficia‐se desse boom midiático, lançando suas músicas na internet através das mídias sociais. Além do antigo Orkut e do site oficial, a trupe participa de sete redes sociais, quais sejam:
X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
p.1
Youtube
Google+
56.387
Inscritos
938.754
Curtidas
149.700
92.103
Seguidores Círculos
My Space
Sound
Cloud
12.327
Followers
547
Círculos
5.841
Seguidores
X Anped Sul
Da mídia virtual independente para a sala de aula: o fenômeno O Teatro Mágico como proposta de promoção da aprendizagem Nara Cristine Thomé Palácios Cechella
Quadro 1: Mídias Sociais e Aplicativos que apresentam o OTM1
A questão