15 Recomenda Es Invent Rio F Sico
A contagem será feita para a totalidade dos itens produtivos. Eventualmente, a 2ª contagem para a totalidade dos itens poderá ser estabelecida. Caso existam divergências significativas apuradas para qualquer componente, contagens adicionais poderão ser solicitadas.
1. Durante o período de contagem recomenda-se o fechamento das áreas de recebimento e expedição (entrada e saída de mercadorias). Casos imprescindíveis de movimentação durante a contagem deverão ser isolados, identificados e acompanhados por um responsável da empresa.
2. Listar todos os materiais da empresa em poder de terceiros, mencionando inclusive o nº da Nota Fiscal e data da remessa. Eventualmente estes estoques poderão ser também conferidos fisicamente nos estabelecimentos em que se encontram.
3. Todos os materiais para contagem deverão encontrar-se previamente identificados com seus códigos alfanuméricos (part numbers) e respectiva descrição do material.
4. Materiais em embalagens fechadas de recebimento não precisarão ser abertos para contagem, desde que as embalagens não apresentem qualquer sinal de violação e estejam devidamente identificadas com os respectivos códigos e quantidade, ou por padronização de embalagem seja possível de forma clara e isenta de dúvida ser aplicada a determinado lote de tal tipo de embalagem – exemplo: Embalagem que contenha 100 peças – em existindo 1 lote com 20 caixas fechadas, a conclusão lógica será a existência de 2000 peças.
5. Os funcionários participantes do inventário devem ser orientados sobre a importância da qualidade da contagem a fim de garantir a acuracidade dos estoques e evitar atrasos na liberação da área fabril.
6. As equipes de contagem receberão fichas de contagem próprias para preenchimento com as seguintes informações: setor, código do item, quantidade e responsável pela contagem.
7. Toda a contabilização e ajuste de estoque serão analisados pelos gerentes de produção e