ENSINO E APRENDIZAGEM DE L NGUA ESTRANGEIRA NOS TERCEIROS E QUARTO CICLOS
CICLOS.
Visão Behaviorista
A língua estrangeira é compreendida basicamente por estímulos, englobando o léxico e a estrutura sintática, resultando na resposta do aluno e o reforço, enfatizado por exercícios de repetição e substituição. O aluno é tido como uma
Tábua rasa, a ser moldado para uma nova aprendizagem de uma nova língua.
A Visão Cognitiva
Compreende que o aluno está apto a aprendizagem de uma nova língua. Ele reconhece as réguas de sua língua materna e elabora hipóteses sobre a língua a ser estudada, e os erros a serem cometidos no processo de aprendizagem são compreendidos como parte normal do processo, entendendo-se como constitutivos da língua em construção.
Com base no conhecimento da língua materna ; a estratégia de transferência linguística. Há diferentes estilos individuais de aprendizagem por exemplo, auditivos, visuais ou sociointeracionais.
A visão Sócio interacional.
A aprendizagem de língua estrangeira é de natureza sóciointeracional, ela é suscetível ao mundo social. A interação do meio com relação ao aluno ajuda quanto á aprendizagem e os processos cognitivos são gerados por meio dessa interação, um parceiro adulto em relação á uma criança, ou professor em relação ao aluno, ou um aluno em relação a um colega. Os mais competentes ajudam os menos na aprendizagem da língua.
Aprendizagem como forma de coparticipação social.
Trata-se da aprendizagem com recursos solitários, por exemplo através do computador, o aluno interage por meio se símbolos.
Aprendizagem como construção de conhecimento compartilhado.
È um conhecimento construído em conjunto, entre alunos e professor . Os diferentes níveis de conhecimento, definem um aprendizado assimétrico. Cabe ao professor usar da metodologia mais adequada para que haja a interação e facilidade na aprendizagem. Interação e Construção da Aprendizagem
Baseia-se na discursiva ; iniciação, resposta e avaliação. É uma interação