12699
Conclusão
O setor de óleo e gás é também um ótimo exemplo de padronização de procedimentos de aplicações não só de bombas, mas de instalações industriais como um todo. As normas publicadas por órgãos como o API regem os projetos de instalações de petróleo ao redor do globo inteiro.
A complexidade da indústria petrolífera em seus vários setores a torna um interessante caso para o estudo especialmente de bombas e escoamentos. Suas mais diversas características de fluidos e escoamentos permitem encontrar aplicação para praticamente todos os tipos de bombas industriais já inventadas e ainda uma enorme gama de variações destas. Embora antiga, a indústria de petróleo se mostra sempre moderna, à medida que as inovações tecnológicas traduzem não só lucro financeiro, como também oportunidades de exploração de poços e jazidas em condições mais diversas, como é o caso brasileiro do petróleo armazenado na camada pré-sal.
Referências Bibliográficas
HICKS, Tyler G.; EDWARDS, T. W.. Pump Application Engineering. Nova Iorque: Mcgraw-hill, 1971. 435 p.
KARASSIK, Igor J. et al. (Ed.). Pump Handbook. 2. ed. Nova Iorque: Mcgrawhill, 1986. 13 v.
MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980. 667 p.
MOREIRA, Rhamany Santana; FERREIRA, Kateryne Hamberger; SOUSA, Daniel Moura (Org.). QG do Petróleo. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2011.
NESBITT, Brian. Handbook of Pumps and Pumping. Nova Iorque: Elsevier Science &