auditoria como instrumento de gestão
Os primeiros registros que se tem de auditoria datam de 4500 antes de Cristo, ou seja, a auditoria não é um instrumento novo na contabilidade, desde esse tempo ela vem evoluindo e se desenvolvendo para melhor atender as necessidades das empresas.
A evolução dos sistemas de mercado e das instituições em si, fez com que a importância da auditoria chegasse ao patamar em que está hoje, considerada como um dos mais importantes instrumentos de controle, e de auxilio na tomada de decisão, ela é quem garante a veracidade das informações prestadas pelos contares as empresas e também pode prever corrigir e inibir fraudes ou possíveis erros.
As informações geradas pelos auditores vão servir de base para a tomada de decisão de diversos usuários como investidores, governo, fornecedores, clientes, administradores entre outros, que estudaram os resultados para avaliar aspectos como: segurança, liquidez, rentabilidade futura e etc.
A auditoria é um instrumento de grande importância para os mercados comerciais, e por isso deve ser objeto de estudo e pesquisa, para buscar cada dia mais o seu desenvolvimento e crescimento para benefício de todos.
2. Conceitos e características
A auditoria é uma especialidade da contabilidade que tem por objetivo a verificação dos documentos contábeis das instituições para fornecer parecer conclusivo da situação financeira patrimonial e também de confiabilidade das empresas. Para Sá (1998) o conceito de auditoria é o seguinte:
Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, criticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, publica ou privada, quer ocorridos quer por ocorrer, ou prospectados e diagnosticados.
Para Guimarães (2002) “Auditoria é um exame detalhado para comprovação da veracidade dos registros e demonstrações