evolução humana
Credenciais do autor:
Mayana Zats é uma bióloga molecular e geneticista brasileira, nasceu 16 de julho de 1947. Professora do departamento de genética e biologia evolutiva de Biociências da universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de pró- reitora da USP, e foi pioneira na pesquisa de doenças neuromusculares, ate julho de 2007,tendo 280 trabalhos científicos publicados.
Resumo da Obra:
A obra escrita por Mayana Zats, relata em fatos reais historias de pessoas que passam por drama de doenças genéticas e que seus filhos podem nascer com as mesmas e aborda assuntos sobre a escolha dos genes, sobre resultados de exames de paternidade que são descobertos a partir de exames genéticos, a descoberta das pesquisas através da células-troncos e como tratar cada uma dessas questões com ética e respeitando a opinião do próximo para uma boa conscientização dos resultados científicos e o fator do mesmo sobre a sociedade.
Citações:
Capitulo 1
“ Em vez de trazer benefícios, um diagnostico positivo pode significar um peso enorme que a pessoa terá que carregar durante toda juventude. È como uma bomba relógio cujo prazo para detonar não pode ser previsto nem interrompido”.(p.43)
“[...]como definiram alguns dos leitores, pode-se chamar “ sinuca de bico”, a qual as pessoas tem de enfrentar, de refletir e de debater, pensando primeiro na ética e no que e melhor para toda a família[...]”.(p.47)
Parecer:
Discute exemplos de algumas doenças genéticas que ao serem diagnosticadas pode leva a descobertas não só destas como também outras surpresas como e o caso da paternidade ser positiva ou negativa; levando assim as famílias e médicos a refletirem e entrarem em discussões pois as vezes a ética exige a omissão de fatos.
Capitulo 2
“ A experiência nos mostra que as pessoas reagem ás informações das maneiras mais inesperadas. Somos diferentes na forma como lidamos com as desilusões e