1234567890
Como já se publicou na seção “VEJA recomenda”, os filmes sobre os efeitos da depressão econômica “são tão numerosos que já começam a formar um subgênero”.
Poucos, contudo, são tão convincentes quanto este trabalho de John Wells, veterano produtor de séries como a esplêndida The West Wing — sobre os bastidores do poder na Casa Branca –, mas iniciante como diretor de longa-metragens.
A crise bate duro em um grande grupo industrial (o que faz o filme diferente de outras obras do gênero, que vêm invariavelmente tendo instituições financeiras como cenário). É necessário acalmar os acionistas e deter a queda no preço das ações a qualquer custo. Assim, além de fechar unidades inteiras de produção, a empresa fictícia GTX começa a cortar gente, inclusive ocupantes de cargos gordos, acostumados a um vidão que, de repente, veem a vida desabar.
Um de seus fundadores, Gene (Tommy Lee Jones), começa a achar que a coisa está indo longe demais quando gente próxima a ele, como Phil (o sempre ótimo Chris Cooper), um dos cabeças do estaleiro do grupo, com 30 anos de empresa, recebe o bilhete azul da responsável pelo RH (Maria Bello, em grande forma aos 45 anos) justamente no momento em que a filha planeja um período de estudos na Itália.
Outro que dança é o jovem, ambicioso e promissor