1234567
Introdução:
Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer produtos novos a partir de materiais usados. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.Atitudes e hábitos como estes trazem resultados efetivos para melhorar a qualidade de vida.
Cada brasileiro produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas de lixo por dia.
Existem algumas maneiras de tratar esse lixo:
Aterro sanitário: é uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo sem causar danos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou a intervalos menores se for necessário. O problema é que esses terrenos estão se esgotando em muitas cidades no mundo. Não há terra para tanto lixo!
Compostagem: A compostagem é um processo natural que decompõe resíduos orgânicos. O resultado deste processo é um produto, a que se dá o nome de composto, suficientemente estabilizado para ser aplicado no solo como fertilizante.
Incinerações: A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. Certos resíduos, no entanto, liberam