123 testando
Objetivo
Proporcionar noções para a elaboração e implantação de uma estrutura formal para monitoramento de riscos nas empresas, para fins de atendimento à Lei Sarbanes Oxley (SOX) ou para adequação às boas práticas de governança e controles internos, em função de exigências legais para garantir a publicação de demonstrações financeiras confiáveis. As empresas têm adotado sistematicamente metodologias de controles internos reconhecidas internacionalmente, como COSO e COBIT, para estabelecer de forma clara e transparente uma adequada estrutura de mapeamento de riscos.
Outro objetivo é fornecer subsídios aos que atuam nas áreas de Controladoria e Controles
Internos para realizarem o mapeamento de controles internos nos diversos níveis da organização (Financeiro, Negócios e Tecnológico), utilizando como modelo as principais exigências à Lei Sarbanes Oxley (SOX) e apresentar os requisitos mínimos para obter a
Certificação SOX, inclusive para a adoção de boas práticas de governança e controles internos. O curso foi estruturado de forma a conciliar conceito e prática. Nesse sentido, serão apresentados aos participantes uma visão geral sobre o tema, os conceitos teóricos e práticos para desenvolver mapeamento de controles internos e os procedimentos de auditoria de SOX adotados pelo mercado, com a finalidade de operacionalizar os conceitos discutidos.
Benefícios aos participantes
Compreensão dos conceitos, ferramentas e procedimentos a fim de desenvolver condições para o atendimento às exigências de controles internos adequados à Lei SOX.
Público Alvo
Profissionais das áreas de controles internos, auditoria, controladoria, financeira e contábil, sujeitos às exigências da Lei SOX para fins de Certificação ou que desejam adotar o modelo
SOX como boa prática de controles internos.
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e com análise de situações práticas.
Material