TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:
O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto realização.
1ª fase medir a correlação de produção com a iluminação.
A primeira experiência Hawthorne se baseia na analise de dois grupos de operários que faziam mesmo trabalho em condições idênticas porem com iluminação diferente, um trabalhava sob intensidade de luz variável enquanto o outro tinha intensidade constante. Foi verificada a existência e uma variável, denominada fator psicológico: os operários trabalhavam de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, se achavam obrigados a produzir mais de acordo com a intensidade de luz. Através desta experiência se constatou a influencia do fator psicólogo sobre o fator físico.
2ª fase grupo de controle e grupo de observação
Foram formados dois grupos dentro da empresa, para fazer um experiência
1º grupo, o de controle, continuou com o mesmo sistema antigo, onde tinham supervisores e regras rígida
2º2° grupo de observação, tinha 6 moças, e era um grupo de observação.Nesse grupo de observação, o ambiente era mais amistoso, as moças não tinham medo dossupervisores
O grupo aumentou a produção naturalmente, pois