11 Trem de pouso e subsistemas
11.1 Introdução
Dos muitos componentes internos que devem ser definidos em um layout de aeronaves, o trem de pouso costumam causar mais problemas. Trem de pouso deve ser colocado na posição para baixo correto para o pouso, e deve de alguma forma se retrair para dentro da aeronave sem cortar-se a estrutura, destruindo os tanques de combustível, ou abaulamento para fora na correção. Este capítulo aborda projeto do trem de pouso, bem como a instalação de outros subsistemas.
11.2 arranjos trem de pouso
As opções comuns para arranjo do trem de pouso são mostrados na Fig. 11.1. A única engrenagem principal é usada para muitos planadores devido à sua simplicidade. A roda pode ser a frente do centro de gravidade CG, conforme mostrado aqui, ou pode ser atras do centro de gravidade com um patim debaixo da cabine.
"Bicicleta" engrenagem tem duas rodas principais, na frente e atrás do CG, com pequenas "outrigger" rodas sobre as asas para evitar que a aeronave de inclinação lateral. O trem de pouso bicicleta tem a roda traseira até agora atrás do CG que a decolagem da aeronave deve e terra em uma atitude plana, o que limita esse tipo de equipamento para aeronaves com alta elevação em baixas ângulos de ataque (ou seja, asas de alta proporção de tela com grande curvatura e / ou abas). Mudança de bicicleta tem sido usado principalmente em aviões com fuselagem estreita e larga envergadura, como o B-47.
O trem de pouso "taildragger" tem duas rodas principais para a frente do CG e uma roda auxiliar na cauda. Gear Taildragger também é chamado de trem de pouso "convencional", porque era o arranjo mais utilizado durante os primeiros 40 anos de engrenagem aviation.Taildragger fornece mais folga hélice, tem menos arrasto e peso, e permite que a asa para gerar mais sustentação para rough - operação de campo do que o triciclo.
No entanto, a engrenagem taildragger pouso é inerentemente instável. Se a aeronave começa a girar, a localização do CG atrás da