1000 Pontos
Ensino Médio
1°A
Trabalho
De Espanhol
Pablo Neruda
Nome: Fernanda Carolina Sousa Moura N°11 Data: 14/04/2013 Pablo Neruda nasceu em 12 de Julho de 1904 no Chile. Seu verdadeiro nome era Neftali Ricardo Reyes Basoalo. Era filho de uma professora e um operário ferroviário. Foi um poeta muito importante da língua castelhana do século XX, no Chile, na Espanha e também no México. Seus poemas marcaram uma época, e são até hoje reconhecidas por muitas pessoas.
Em 1906, sua família se muda para a cidade de Temuco. Lá começa a estudar e publica seus primeiros poemas em jornais. Em 1920 contribui com a revista literária “Selva Austral” utilizando o pseudônimo de Pablo Neruda. Em 1921 passa a morar em Santiago do Chile e começa a estudar pedagogia na universidade do Chile. No ano seguinte publica um livro que seria uma forte marca do modernismo. Em 1930, Neruda se casa com Maria Antonieta Hagenaar, porém se divorcia em 1936. Se casa por mais duas vezes, mas acaba novamente se divorciando. No ano de 1943, é eleito o senador da República. Por fazer vários discursos que criticavam o governo da época passa a ser perseguido e é exilado na Europa. Em 1953 recebe o prêmio Stalin da paz. Em outubro de 1971 é premiado com o Nobel da Literatura.
Após se tornar o embaixador na França, já doente, Pablo Neruda retorna para o Chile e em 23 de setembro de 1973 falece de câncer na próstata.
Principais Obras
• Crepusculario
• Os versos do capitão
• Veinte poemas de amor y una canción desesperada
• Para nacer he nacido. Barcelona, Seix Barral
• As uvas e o vento
• Tentativa do homem infinito
• Odes elementares
Poema de Pablo Neruda
Se cada dia cai
Se cada dia cai, dentro de cada noite, há um poço onde a claridade está presa. há que sentar-se na beira do poço da sombra e pescar luz caída com paciência.
Os poemas de Pablo Neruda são marcadas de sentimentalismo e emoção. Existe um museu chamado La Chascona, que