100 Dicas de entrevista
1. A entrevista não é uma arte nem uma ciência. Não é uma arte no sentido de que o artista nasce com um dom. Não é uma ciência no sentido de que se baseia em experiências que podem ser repetidas - no jornalismo, coisas que funcionaram na semana passada podem não dar certo hoje.
2. A entrevista é uma destreza, uma habilidade. O bom entrevistador se treina.
3. Todos nós temos uma habilidade natural para conversar, para sociabilizar. Ela é a base para fazer reportagem. Um bom entrevistador não pode ser tímido, retraído. Mas dá para aprender, dá para melhorar. Escrever e editar é só a metade do trabalho.
4. Não vá na conversa do "seja você mesmo". Entrevistar não tem nada a ver com ser você mesmo. O jornalismo, quando faz uma entrevista, tem que representar um papel - o papel do entrevistador. Tem que ser diferente a cada pessoa que entrevista ou a cada circunstância que seu trabalho determina.
5. O jeito de andar por uma sala ou escritório cria um efeito "estou aqui". Seja positivo, confiante e entusiástico. É contagioso.
6. Seja sempre profissional com o entrevistado. Não entre em intimidades. Mantenha uma ligeira formalidade.
7. Sua primeiras palavras - antes mesmo das perguntas - definem um clima. Insista no bom humor até o entrevistado entrar no seu astral.
8. Mas evite contar piadas. Você pode ter senso de humor, mas não apele.
9. Dê sempre ao entrevistado a impressão de que ele é importante, e não que está sendo usado como trampolim para você chegar a fontes mais quentes.
DOMINE SUA VOZ
10. Você aprende a fazer boas entrevistas fazendo entrevistas horríveis. Para melhorar, experimente observar seu próprio desempenho. Grave sua voz, ouça as fitas, avalie seu trabalho.
11. Também funciona gravar sua voz ao telefone e depois ouvir como ela soa.
12. Evite falar monotonamente. Varie o ritmo e o tom de suas palavras para passar uma impressão de entusiasmo e ganhar a