10 Programs de Incentivos
10.
Programas
Incentivos
de
Bibliografia: Livro Texto
Chiavenato, Idalberto.. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos na organização – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 - 7ª.
Reimpressão. Parte IV Capítulo 10 pp 288 a 312.
Prof. Sílvio Gonçalves
2
PROGRAMAS DE INCENTIVOS
Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado à empresa, isto é insuficiente, hoje é preciso incentivá-las continuamente a fazer o melhor possível. A remuneração fixa deixou de ser um fator e retenção e motivação, hoje, está migrando para o sistema de remuneração flexível e varíavel capazes de motivá-los e incentivá-los.
3
RECOMPENSAS E PUNIÇÕES
Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas
(incentivos e alicientes para estimular certos tipos de comportamento) e de punições (castigos e penalidades - reais ou potenciais - para coibir certos tipos de comportamento) a fim de balizar o comportamento das pessoas que dela participam .
As recompensas organizacionais são oferecidas para reforçar atividades que:
Aumentem a consciência e a responsabilidade do indivíduo e do grupo dentro da organização, que incentivem o espírito de missão da empresa.
Ampliem a interdependência do indivíduo para com o grupo e do grupo para com toda a organização.
Ajudem a enfatizar a constante criação de valor dentro da organização. As organizações adotam vários tipos de recompensas financeiras: Recompensas relacionadas com objetivos de realização empresarial.
Recompensas vinculadas ao tempo de serviço do funcionário.
Recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional. Recompensas relacionadas com resultados departamentais,
4
divisionais ou mesmo globais.
NOVOS MÉTODOS EM REMUNERAÇÃO
A remuneração fixa ainda predomina na maior parte das organizações. Em uma era de competitividade tornou-se insuficiente para motivar e incentivar as pessoas. Daí a adoção de novos modelos de remuneração, como a remuneração