10 PRINCIPIOS BASICOS PARA EDUCAR SEU FILHO
Autor: Laurence Steinberg
Resumido por: Paulo Leonardo Cascão Júnior
Todo pai sonha com que os filhos se tornem vencedores na vida, e pensam que para educar um filho, basta repetir o que os seus pais lhe ensinaram. Acham que já sabem como educar seu filho de forma correta, mas não tem noção da importância que eles podem ter no caminho que seus filhos irão tomar para alcançarem seus objetivos.
Para criar este livro o autor estudou diversas famílias, de diferentes grupos étnicos e raciais, com famílias pobres e ricas, de pais casados ou separados. E resumindo os dados obtidos de todas estas pesquisas, o autor elaborou 10 princípios básicos para educar seus filhos.
Seguindo estes princípios toda pessoa será um bom pai ou boa mãe. E seu filho terá chances mais propícias de se tornar um bom cidadão, não importando se tem um filho ou uma filha, se ainda é criança ou já é um adolescente, se é filho único, gêmeo ou possui vários irmãos. E estes princípios, além de servirem para orientar os pais, também ajudam professores, orientadores e terapeutas a transmitir para as crianças valores como honestidade, autoconfiança, bondade, etc.
PRINCÍPIO I
O QUE OS PAIS FAZEM É IMPORTANTE.
Aja de maneira consciente.
O meio que os pais utilizam para tomar decisões diante de situações difíceis e inesperadas podem influenciar diretamente na criação dos filhos. Aqueles pais que, quando convocados a tomar uma decisão
importante
sobre
algum assunto, em determinada situação, a
toma
de
forma
inconsciente, estará educando seu filho de forma mais precária do que aqueles pais que tivessem que tomar a mesma decisão, mas de forma consciente. Para tomar uma decisão consciente, os pais devem estudar e entender os princípios básicos para a educação dos filhos.
Os genes não tiram a importância dos pais.
Não é porque uma criança tem um gene específico, podendo levá-la a