10 pontos
A cabeça é dividida em duas partes:
* CRÂNIO – composto de oito ossos, contendo e protegendo o cérebro.
*FACE – composta de quatorze ossos.
A caixa craniana é a estrutura óssea da cabeça que se apoia na coluna vertebral. É de forma oval, mais larga atrás (parte posterior) do que na frente (parte anterior).
Os 22 ossos que compõem a caixa craniana têm forma irregular e, com exceção da mandíbula, são todos soldados uns aos outros.
A linha formada pela conexão de dois ou mais ossos é chamada de sutura. As suturas são denominadas segundo a região da cabeça onde os ossos se ligam, como por exemplo, a sutura coronária, formada pela conexão do osso frontal e dos dois ossos parietais, na parte superior da cabeça.
O crânio protege o cérebro e apóia as estruturas a ele ligadas.
Os oito ossos que formam o crânio chamam-se:
1. Frontal
2. Parietal (2)
3. Occipital
4. Etmóide
5. Esfenóide
6. Temporal (2)
1. Osso Frontal
• O osso frontal forma a testa, a parte superior das fossas oculares ou órbitas, parte da cavidade nasal, e protege a parte frontal do cérebro. • Forma um capacete protetor do cérebro. Num recém nascido, há um osso frontal separado de cada lado da cabeça, que se funde antes dos oito anos, formando um osso único e forte. Entre o frontal e o parietal, há uma área mole chamada fontanela ou moleira, ainda sem cobertura óssea.
2. Osso Parietal
• Os dois ossos parietais (direito e esquerdo), formam a maior parte do topo e dos lados do crânio. • Têm quatro lados irregulares, com sua superfície externa convexa e a superfície interna côncava.
• Protegem o cérebro e é coberto pelo couro cabeludo. Entre os ossos parietais e o osso occipital, também existe uma moleira ou fontanela, menor, na parte posterior do crânio. A sutura entre o parietal e o frontal chama-se sutura coronal.
A sutura entre os dois parietais é a sutura sagital.
O ponto de encontro