10 instrumentos
Pratique os 10 instrumentos; e você verá os resultados!
OS 10 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS
ADMINISTRATIVOS DE PREVENÇÃO
DE ACIDENTES PARA O
SUPERVISOR/ FACILITADOR
Lição
4.3
Uma vez definido e assimilado o paradigma da falha administrativa como causa básica da quase totalidade dos acidentes do trabalho, cabe então a pergunta: como prevenir os acidentes?
A resposta: administrando melhor.
Uma das formas mais eficazes de administrar melhor é adotar instrumentos administrativos, verdadeiras ferramentas que possibilitam redução enorme nas perdas de uma forma geral.
Em lições anteriores, já vimos falando das ferramentas administrativas, inclusive citando diversas delas. Nesta lição iremos discorrer um pouco sobre as 10 ferramentas, que têm mostrado grande valor, para serem aplicadas pela supervisão e coordenação. Na próxima seção deste livro ensinaremos como praticar 7 delas.
1. INVESTIGAÇÃO DE QUASE-ACIDENTES, ACIDENTES E PERDAS
Por meio desta ferramenta, o supervisor apura profundamente os motivos que deram origem aos eventos indesejáveis. A eficácia é maior quando se investiga o quase-acidente; no caso de acidentes ou perdas já ocorridos, tem-se que investigar “o leite derramado”, mas, se assumirmos que essa prática pode ser muito útil para evitar novos acidentes, ela fica totalmente justificada.
Na investigação bem feita, devem-se esmiuçar bastante a circunstância do acidente, os fatores envolvidos, as questões materiais e os comportamentos inadequados, pois somente dessa forma é que se terá um panorama correto e as medidas preventivas adequadas poderão ser adotadas.
O grande erro aqui é ficar na superficialidade. Outro grande erro é
4ª Parte – 4.3 Os 10 principais instrumentos administrativos de prevenção de acidentes ...
226 tentar transferir a responsabilidade para algo que realmente não foi a causa básica.
A investigação deve ser feita pela supervisão e ser discutida com a coordenação e a gerência. Quando houver lesão humana, tem que haver a participação