Multimetro
O multímetro, também conhecido como VOM (Volt-Ohm-Miliamperímetro), Ohmiter, Multiteste ou Tester é um instrumento destinado a medida de grandezas elétricas. Em eletricidade existem três grandezas básicas (tensão, corrente e resistência elétrica) que o multiteste ou multímetro mede com precisão e, baseados nelas, podemos empregar este instrumento numa infinidade de aplicações. O tipo mais comum de multímetro é o que faz uso de um indicador de bobina móvel e que tem seu aspecto mais comum mostrado na figura 1. Conforme podemos ver, sobressai o instrumento indicador, onde existem diversas escalas para as grandezas que são medidas.
A seleção das grandezas que são medidas, ou das escalas, é feita ou por meio de uma chave seletora ou, então, por meio da troca de posições dos pinos das pontas de provas. Um tipo mais moderno de multímetro é o digital, mostrado na figura 2.
Neste multímetro, os valores das grandezas medidas são mostrados direta-mente por meio de dígitos (que podem variar entre 3 e 8) e a seleção das escalas é feita por meio de botões no painel.
Os multímetros digitais são muito mais caros que os comuns, de modo que, para aplicações mais modestas, os multímetros de bobina móvel são os mais recomendados.
Mesmo para os multímetros comuns, existe uma extensa faixa de tipos e modelos que permitem uma escolha segundo a disponibilidade financeira e também de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.
Figura 1 – Multímetro analógico
Figura 2 – Multímetro digital
Como Funciona o Multímetro? figura 3.
A base do funcionamento do multímetro é o instrumento indicador de bobina móvel cujo aspecto interno é mostrado na
Conforme podemos ver, uma bobina de fio esmaltado muito fino, na forma de retângulo, é apoiada em dois eixos e fixada entre os pólos de um forte imã permanente em forma de ferradura. Os movimentos da bobina são limitados por um par de molas espirais, que também servem para fazer contato elétrico da