Eletrônica
Funcionamento
O osciloscópio é um instrumento de medida destinado a visualizar um sinal eléctrico. Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal eléctrico, e que o osciloscópio é um instrumento muito sensível à tensão, permite obter os valores instantâneos de sinais eléctricos rápidos, a medição de tensões e correntes eléctricas, e ainda frequências e diferenças de fase de oscilações. Por tudo isto, este é um aparelho muito utilizado por cientistas, médicos, mecânicos, etc.
O osciloscópio permite observar numa tela plana uma diferença de potencial (ddp), ou tensão eléctrica, em função do tempo, ou em função de uma outra ddp. O elemento sensor é um feixe de electrões que, devido ao baixo valor da sua massa e por serem partículas carregadas eletricamente, podem ser facilmente aceleradas e deflectidas pela ação de um campo eléctrico ou magnético.
A diferença de potencial é lida a partir da posição de uma mancha luminosa numa tela retangular graduada. A mancha resulta do impacto do feixe de electrões num alvo revestido de um material fluorescente.
Os raios catódicos são feixes de electrões emitidos por um cátodo (eléctrodo, fonte primária de electrões). de electrões emitidos pelo cátodo.
Este cátodo encontra-se num tubo que contém um gás a baixa pressão, e no qual os electrões, emitidos pelo cátodo, são acelerados por um campo eléctrico. Este tubo tem o nome de tubo catódico, ou tubo de raios catódicos.
Este feixe de eletrons é orientado magneticamente pela bobina, que converge o feixe para as placas electrónicas ou deflectoras, cuja função é absorver a maior quantidade possível
Tubo catódico de um osciloscópio
A trajectória do feixe electrónico é agora rectilínea. Para se ter a possibilidade de registar fenómenos variáveis no tempo o feixe terá de se deslocar de modo a criar uma imagem do fenómeno a observar. Isso consegue-se através das placas deflectoras que, graças ao seu campo eléctrico, “obrigam” o feixe a