10 Dicas para o desenvolvimento da aprendizagem com autonomia
Dica nº 1
Sempre que possível, desenvolva suas atividades num local calmo e confortável, e num horário tranquilo para você. Neste momento, não tenha outra preocupação a não ser o envolvimento com as atividades propostas para a disciplina a ser estudada.
Dica nº 2
Em muitos momentos será necessário que você retome alguns conceitos ou faça algumas anotações. Portanto, tenha próximo de você o livro-texto e um caderno ou bloco de notas.
Dica nº 3
Lembre-se de que o objetivo principal do estudo é aprender, e que tirar boas notas será consequência de muito esforço e dedicação.
Dica nº 4
Todos os questionamentos e dúvidas devem ser resolvidos. Para isso, utilize as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Caso ocorra algum impedimento nesta tarefa, anote suas dúvidas para, posteriormente, resolvê-las.
Dica nº 5
Fique atento aos seus pontos fortes no desenvolvimento das atividades propostas. Desta forma, você terá consciência das relações que é capaz de estabelecer, a partir do conhecimento que já possui, com as informações que são oferecidas.
Dica nº 6
Descubra seus interesses, suas necessidades e as competências que possui, e que podem ser utilizadas no desenvolvimento do estudo dessa nova disciplina. Além disso, esteja atento ao que você pode melhorar e ao que precisa ser desenvolvido.
Dica nº 7
Tenha dias e horários fixos para o desenvolvimento das atividades da disciplina a ser estudada. Desta forma, você estabelece regras e adquire o saudável hábito de estudo.
Dica nº 8
Os prazos estabelecidos devem ser respeitados. Portanto, você deve se organizar para que seu tempo seja suficiente para o estudo e desenvolvimento das atividades propostas. Uma boa dica é ter uma agenda, com os prazos estabelecidos e, a partir disso, estabelecer horários e criar um cronograma de estudo, de forma que seu tempo seja suficiente para o cumprimento de todas as