1
TEORIAS E TÉCNICAS DE ENTREVISTA PSICOLÓGICA
Roteiro produzido pela Profª. Fátima Queiroz
NOTAS PARA DISCUTIR O ENQUADRE NA ENTREVISTA PSICOLÓGICA
Uma entrevista psicológica pretende ver como funciona o sujeito e não como ele diz que funciona, quer averiguar o que o entrevistado não sabe dele mesmo. Os objetivos de uma entrevista são regidos por pautas que existem, mesmo não sendo reconhecidas. No começo da entrevista, há a necessidade de definir explicitamente estas pautas ou regras, aquilo a que chamamos de enquadre.
ENQUADRE
1. É o conjunto de regras que configuram o campo da entrevista.
2. De uma maneira geral, o enquadre garante o objetivo de recolher informações do entrevistado para decidir se ele necessita de tratamento e qual será o tratamento adequado ao seu caso.
3. O enquadre se constitui quando variáveis são fixadas como constantes: de tempo e de lugar, o papel de ambos os participantes e os objetivos que perseguem.
4. A decisão de fixar como constantes as variáveis de tempo e lugar e as normas que regulam o funcionamento do entrevistador e entrevistado, conforme a tarefa que vai se realizar, é que configura o campo e torna a tarefa possível.
5. Organização prévia do material e espaço para adequá-los à tarefa proposta. O espaço como constante mantém o cenário estável como pano de fundo sobre o qual será possível perceber as modificações na dinâmica da entrevista. Na entrevista inicial, o contato deve ser face a face num ângulo que permita olhar ou desviar o olhar de forma confortável (os envolvidos podem estar frente a uma mesa ou escrivaninha ou sentados em poltronas dispostas simetricamente. O uso do divã sugere o arranjo de sessão terapêutica e não de entrevista.)
6. O tempo deve ser combinado previamente no que diz respeito à data, ao horário e duração da entrevista.
7. Os papéis na entrevista apresentam uma situação assimétrica:
Do entrevistador: o de um observador participante (Sullivan), ou seja, atitude em que o entrevistador se