1
• O que é a Terceirização?
É
o fenômeno através do qual uma empresa contrata o trabalhador para prestar os seus serviços a uma segunda empresa – tomadora .
“Não há vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras de serviços”.
São algumas delas:
• Como surgiu a Terceirização no
Brasil?
No Brasil a terceirização surgiu em meados da década de 1950 sendo implantada com a instalação de grandes empresas multinacionais, a maioria delas do ramo automobilístico.
Ganhou relevância nacional na década de
1990, pois obteve destaque na agenda de governos, trabalhadores e empresários e tornou-se objeto de inúmeras análises.
• E para que veio a Terceirização?
Processo
de “flexibilização” da legislação trabalhista, o Brasil incorporou a terceirização ao seu modo de produção, vinculado que estava à política de redução de custos relativos à mão-de-obra com a finalidade de aumento dos lucros.
Pois difundiu praticamente todos os setores de atividades, inclusive no setor público que foi a partir da década de 1990 que entrou em vigor.
• Por que houve o processo da mudança da Terceirização?
Houve o processo de mudança e a terceirização se realiza de duas formas que se exclui:
Na primeira, a empresa deixa de produzir bens ou serviços utilizados em sua produção e passa a compra-los de outras empresas.
A outra forma é a contratação de uma ou mais empresas para executar, dentro da “empresamãe”, tarefas anteriormente realizadas por trabalhadores contratados diretamente.
•Taylorismo e Fordismo
Segundo
Taylor, o trabalhador era tratado como mero executor das ordens de chefia, e sua força de trabalho era utilizada para a realização de tarefas especializadas, tudo isso como resultado da decomposição do processo de produção em várias partes.
• Taylorismo e Fordismo
O Fordismo é responsável por uma significativa intensificação do trabalho humano. Nesse processo as qualidades individuais dos
trabalhadores