1
A principal distinção entre bem livre e bem econômico é com relação a sua quantidade. Enquanto o bem livre existe em abundância ou é ilimitado, o bem econômico é escasso, ou seja, limitado. Além disso, não é possível apropriar-se dos bens livres, isto é, apodera-se destes. Contrário ao que ocorre com os bens econômicos, os quais tem valor monetário e podemos nos apropriar. Um exemplo de bem econômico é um carro e de bem livre o ar.
2 - Explique os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, quanto produzir, como e para quem). Por que a ideia de escassez dos recursos de produção é vital para responder os problemas econômicos fundamentais?
Os problemas econômicos fundamentais surgem em razão da escassez de recursos e das necessidades ilimitadas dos seres humanos. A função do sistema econômico é suprir as necessidades humanas levando em consideração limitada quantidade de recursos. Assim, o sistema econômico deve estabelecer a melhor combinação dos recursos disponíveis para atender as necessidades humanas, sejam necessidades primárias, secundárias ou coletivas. Em razão disso surgem os problemas econômicos fundamentais: o que produzir, quanto produzir, como e para quem. Vários fatores devem ser considerados para responder tais questionamentos, tais como quantidade de pessoas, grau de tecnologia, quantidade de terra, recursos naturais, entre outros.
A ideia de escassez dos recursos de produção
O que e quanto produzir: o que se deve produzir e em qual quantidade; Como produzir: norteia-se pelo nível tecnológico, pela concorrência, por métodos mais eficientes e de menores custos de produção; Para quem produzir: os membros da sociedade como um todo, deverão participar na distribuição dos resultados do que foi produzido. Existe aqui uma série de elementos que interferem nessa distribuição, tais como os salários e os juros.
3 - Do sistema do fluxo real e monetário