1
U A Ç Ã O científica aplicada à área biomédica – 1. O método científico
Metodologia da investigação científica aplicada à área biomédica – 1. O método científico
Á LV A R O O S C A R C A M P A N A 1
1. O B S E R V A Ç Ã O
O interesse do homem em conhecer e entender as doenças perde-se no mais remoto passado. Pode-se, entretanto, dizer que o primeiro sistema racional e científico em medicina é de origem grega e ele é habitualmente associado a Hipócrates. Não há certeza de que Hipócrates tenha deixado coisas escritas; contudo, são disponíveis os Escritos Hipocráticos(1), possívelmente fruto dos seus ensinamentos. Importante legado de Hipócrates, corresponde aos procedimentos pelos quais ele procurava chegar ao conhecimento das doenças. Seu método consistia na obtenção de informações e no exame dos doentes, na evolução da doença e na comparação de casos similares. Seu procedimento, em essência, é utilizado atualmente na observação dos doentes e no acompanhamento das doenças. Neste sentido, é fundamental esta contribuição de Hipócrates à ciência médica, uma vez que ela dá ênfase a importante aspecto da investigação, que é a observação cuidadosa dos fatos.
2. FATOS
E IDÉIAS(2)
No estudo de fatos e idéias, importa, antes, considerar os objetos. Objeto é tudo o que é ou pode ser tema do pensamento ou da ação. As coisas e suas propriedades são objetos; também os conceitos e suas combinações são objetos.
Evidentemente, coisas (por exemplo, um homem) e conceitos (o ser humano em geral) são diferentes; há, portanto, classes diferentes de objetos. Podemos considerar duas classes de objetos. De um lado, há os objetos concretos, ou coisas físicas ou fatos. Objetos concretos ou fatos são os termos que se aplicam a qualquer coisa que pertença à realidade: um livro, uma árvore. Os fatos são o tema das ciências fatuais (ou factuais), isto é, as ciências fatuais dedicam-se, por definição, a averiguar e a entender os fatos.
De outro lado,