1
1.1.1 Atos Administrativos
São eventos que não provocam alteração no patrimônio da empresa, de forma imediata, mas na visão gerencial a curto, a médio ou a longo prazo podem provocar alguma consequência no Patrimônio da Entidade.
Ex.: emissão de carta de cobrança; mudança de horário etc.
1.1.2 Fatos Contábeis
São os eventos que provocam alteração do Patrimônio no momento em que eles ocorrem, e não dependem de nenhum fato posterior.
Ex.: compra de mercadorias a prazo.
1.1.2.1 Tipos de variações do patrimônio
O Patrimônio de uma entidade pode sofrer dois tipos básicos de alterações (variações): variações qualitativas e quantitativas e um terceiro tipo que deriva da combinação de ambas, chamado de misto:
a) Variações Qualitativas: elas apresentam alterações na composição dos elementos que compõem o Patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações). Essas variações podem apresentar:
- O surgimento de um novo componente do ativo, passivo ou do patrimônio líquido;
- A eliminação de um ou mais elementos patrimoniais;
- Ou apenas haver mudanças nos valores dos elementos do Patrimônio que já existem.
Entendemos que em todos os casos, para a contabilidade houve somente permuta ou troca entre elementos patrimoniais.
b) Variações Quantitativas: elas apresentam alterações no Patrimônio (Ativo ou Passivo) e na riqueza econômica patrimonial da Entidade (PL).
Esta é a principal característica: a modificação de valor (para mais ou para menos) apresentada pelo patrimônio líquido.
Na maioria dos casos de variações quantitativas, há o surgimento dos elementos que alteram quantitativamente a situação líquida de uma empresa: as receitas e as despesas.
Ex.: venceu o aluguel do mês, para recebimento no início do mês posterior.
Contudo, existem exceções, ou seja, o Patrimônio Líquido é alterado, sem que ocorra o surgimento de conta de resultado, entre elas, temos:
- Subscrição de Capital, efetuado pelos sócios da empresa.
c) Variações Mistas: na verdade