PLANOS DE NEGOCIOS
MODULO 1
Definições e histórico de empreendedorismo
Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é ser empreendedor. Abrir mão da carteira assinada para tocar a própria empresa é uma opção feita por milhares de trabalhadores a cada ano. Você gostaria de se juntar a eles?
De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) empreendedor é a pessoa que decide realizar tarefas difíceis e laboriosas.
É a pessoa que assume o risco de começar uma nova empresa.
O dicionário Aurélio (1985) define como ”uma pessoa que coloca em execução“ (um plano, um projeto). Tem o mesmo significado da palavra francesa entrepreneur, que deu origem à inglesa entrepreneurship (comportamento do empreendedor).
O empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo diferente, algo que deverá ter um diferencial no mercado.
Sempre que queremos executar alguma coisa em nossa vida, nunca devemos esquecer-nos de “tudo” que fazemos temos que levar em conta os riscos que temos de assumir.
O empreendedor deve entender que na tomada de decisão, ele tem que levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações.
Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar/trabalhar com um pensamento sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.
O futuro empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo “diferente” algo que deverá ter um diferencial no mercado. Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais.
A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar