1. O que significa o termo Revolução Industrial? Quais foram seus principais desdobramentos e impactos no campo tecnológico, econômico, social e cultural?
Pode-se compreender que a função social e como ela funciona como uma ideia de limite usado pelo legislador com intuito de contornar a propriedade, seguindo o princípio da superveniência do interesse particular e público, que representa a vontade da coletividade. Logo, se a função da propriedade não for cumprida, o proprietário da mesma ficará sujeito ao disposto no artigo 184, da Constituição Federal de 1988; que expressa o direito da União desapropriar os imóveis rurais, que não estejam cumpridos a sua função social, para fins de reforma agrária e interesses sociais.
Os princípios constitucionais fundamentais formam a estrutura, o cerne da Constituição, sendo, portanto, impedidos de sofrerem qualquer tipo de alteração a não ser pela elaboração de uma nova Constituição, e mesmo assim, seria intolerável qualquer omissão ou supressão destes princípios, dada sua importância. Por meio deles é que se verifica se aquele é um Estado Democrático de Direito, ou se é uma ditadura; se a ordem jurídica é justa ou não. Tamanha é a importância dos princípios fundamentais que, poder - se a título de exemplo, mencionar que o Estado Democrático de Direito serve de base para toda a ordem constitucional. Não se pode tratar o trabalhador como uma peça sujeita a preço de mercado, descartável quando não se presta mais à sua finalidade.
Os impactos negativos dessa explosão industrial foi aumento significativo prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população” (MARTINS, 2006, p. 13-14).Ms seu lado inegável na história ainda escrita e a evolução constante.
Lembrando que a luta pelo respeito à integridade do trabalhador visa conscientizar a sociedade os princípios fundamentais de solidariedade e valorização do homem.