apresentação
FERNANDO MAURICIO CARNEIRO
ATIVIDADES AULA 1 E 2
Itajaí
2012
1. O que significa o termo Revolução Industrial? Quais foram seus principais desdobramentos e impactos no campo tecnológico, econômico, social e cultural?
A Revolução Industrial iniciou-se na Europa mais especificamente na Inglaterra, ela expos a mudança do Capitalismo Comercial para o Capitalismo Industrial. Fo um grande marco na história, pois ela substituiu a ferramenta pela máquina implantando o Capitalismo de maneira dominante. Ela reordenou a economia mundial no século 19, mudou a forma de vida das pessoas e dos países. Os trabalhadores começaram a operar e controlar máquinas, mais especificamente a manufatura. Passaram a gerar uma nova forma de produzir, e se apropriar dos bens, formando uma nova realidade. Também ocorreram mudanças nos campos científicos e tecnológico. Nesta ocasião também ocorreu o famoso “êxito rural”, os homens abandonaram o campo, e foram para cidade em busca de emprego e novas oportunidades. Visto que os mesmos foram substituídos pela maquina tiveram de reaprender as trabalhar para sobreviver.
2. Em um memorável texto Karl Marx mostrou que a propalada idéia de autonomia, vontade e liberdade humana não passa de um véu ideológico para encobrir exatamente o contrário, ou seja, a situação de miséria e de estropiação do proletariado até os dias atuais. Para Marx a realidade não é o que se pensa no senso comum sobre a realidade sócio-econômica em que estamos inseridos. É o que depreendemos desse texto de 1846:
Que é a sociedade, qualquer que seja a sua forma? O produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens eleger livremente esta ou aquela forma social? Nada disso. A um determinado nível do desenvolvimento das forças produtivas dos homens corresponde uma determinada forma de comércio e de consumo. A