1 Trabalho, Introduzindo Economia
Capítulo 1
Questões de revisão:
1 – Uma vez que os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas, deve-se fazer uma escala de o que, como e para quem produzir.
2 – Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos ou por um órgão central de planejamento, ou pelo mercado.
3 – Mostra a fronteira máxima ou as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos produtivos plenamente empregados.
4 – A CPP é decrescente porque deve haver um sacrifício ao optar pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados; É côncava em relação à origem em virtude da chamada Lei dos Custos crescente. É ainda, se os custos de oportunidade fossem constantes, a CPP seria uma reta decrescente.
5 – Argumentos normativos contem um juízo de valor subjetivo; argumentos positivos é o conjunto de conhecimento objetivo, que respeita todo o cânones científicos. O primeiro refere-se ao que deveria ser e o segundo ao que é.
Questões de múltipla escolha:
1 – c
2 – c
3 – d
4 – d
5 – e
6 – d
Capítulo 2
Questões de revisão:
1 - Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, do que os preços absolutos das mercadorias.
Pois mesmo que não ocorra alteração no preço absoluto de um dado bem x, seu preço relativo sofre alteração sempre, dado que os bens a sua volta modifiquem seu preço.
2 – A expressão em latim coeteris paribus significa tudo o mais constante, serve para podermos analisar um mercado isoladamente, supondo, assim, os demais mercados constantes. Essa condição serve também para o efeito de variáveis soladas, desconsiderando outras variáveis que também afetam o bem em questão.
3 – A microeconomia preocupa-se com a análise parcial, com as unidades de um mercado especifico, analisando a formação de preços no mercado.
4 – Divide-se em cinco grandes tópicos: I Teoria da demanda; II Teoria da