1 SOCIOLOGIA NOSSO MUNDO ONTEM e HOJE
ONTEM e HOJE
As sociedades humanas e suas formas de organização
*EXECUÇÃO DE LUÍS XVI
Suas últimas palavras
Ele faz então um sinal aos tambores que se acham em frente dele. Impressionados, os soldados param de bater:
"Franceses –– brada o Rei com voz audível até à extremidade da praça ––, eu morro inocente. Perdoo aos autores de minha morte, e peço a Deus que o sangue que vai ser derramado não caia jamais sobre a França! E vós, ó povo desafortunado... " *.
O Rei pretende continuar sua objurgatória, mas um homem a cavalo, em uniforme da guarda nacional, desfere a espada sobre um dos tambores e força-os a cobrir a voz do Rei como seu ruído. Nesse instante supremo, a um passo da guilhotina, os revolucionários ainda temem que as palavras do soberano comovam a multidão e todo o processo revolucionário retroceda!
*O mundo que conhecemos sempre foi assim? *As sociedades
humanas e suas formas de organização *Grandes descobertas nas ciências físicas;
*Industrialização da produção;
*Descomunal explosão demográfica;
*Sistema de comunicação de massa;
*Estados nacionais cada vez mais poderosos; *Movimentos sociais de massa e de nações; *Mercado capitalista mundial
*O quadro
contemporâneo
*ORGANIZAÇÃO
Segundo Maximiano (1993) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações, que e até mega organizações.
Segundo
Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada (liderada), com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo e/ou objetivos comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude, também as pessoas têm que