1 Sem
1. Segundo (CAMBAÚVA; SILVA; FERREIRA, 1998) a psicologia pode ser considerada uma ciência social que tem como objetivo o estudo individual e das relações do homem com o mundo. Faça um texto explicativo apresentando em quais os contextos que a psicologia pode ser definida. Dê exemplos. (sua resposta deve atingir no mínimo 6 e no máximo 12 linhas).
Resposta 1: A Psicologia pode ser definida em dois contextos: Psicologia de Senso Comum é aquela que utilizamos no dia-a-dia, ela é fruto de pequenos aprendizados e observações adquiridos em nosso cotidiano, vivendo, lendo, observando alguns pontos do comportamento humano; um modo particular de interpretar os fatos e o mundo que nos cerca. Esse conhecimento intuitivo, espontâneo, construído muitas vezes de tentativas e erros, faz a nossa vida ser menos complicada. E é na tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias "teorias”. Já a Psicologia científica é um modo de tentar compreender a realidade, levantar e confrontar hipóteses, comprovar definições empiricamente e aprimorar os conhecimentos sobre fatos e eventos da natureza. É um conjunto de saberes sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. A psicologia científica, portanto se baseia em estudos qualitativos ou quantitativos que trazem respostas satisfatórias a aspectos e situações psicológicas medidas ou contextualizadas a partir de metodologias que lhes emprestam credibilidade e tornam possíveis a expansão da ciência.
2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Leia também o Texto “subjetividade na era digital” e Discorra sobre a importância de estudar a subjetividade para o contador. (sua resposta deve atingir no mínimo 6 e no máximo 12 linhas).
Resposta 2: A subjetividade é de suma importância para o bom desempenho do trabalho do contador, pois é através dela