1 Guerra mundial e belle epoque - resumo
2BIM-2PROVA
CAPITULO 2 – A competição Imperialista e a Primeira Guerra Mundial (PG 93)
No séc XX, as principais potencias industriais do planeta se envolveram em um conflito de grandes proporções. (1GM)
O Nacionalismo foi um movimento muito forte que esteve presente durante essa guerra. Jovens pensavam ser nobre lutar pelo país. O sentimento de superioridade do seu Estado e a fé que tinham nessa tal superioridade levaram a adesão da população aos interesses do Estado.
Belle Époque
Passagem do séc XIX (19) para XX(20). Onde o progresso tecnológico e cientifico dominavam o cenário mundial (2 Revolução Industrial). Momento em que a burguesia usufruía dos benefícios concedidos pela evolução. Vitoria e triunfo dos interesses e valores capitalistas. Foi um período caracterizado por um aparecente sentimento de tranqüilidade e notável prosperidade material da classe burguesa.
*1 Revolução Industrial = Inglaterra. Implantação das maquinas, carvão usado como fonte de energia.
*2 Revolução Industrial = França, Japão, EUA, Alemanha. Tecnologia, utilização do aço, fontes de energia com base em derivados do petróleo e em eletricidade, cinema, fotografia, avião, borracha, metralhadora, telegrafo, telefone. Enfim o mundo deu o primeiro passo paara a globalização.
‘’Missão Civilizadora’’ = levar os produtos da civilização ocidental aos poços dos continentes periféricos. Darwinismo Social: traduzia-se na imposição cultural e ideológica baseada na superioridade cultural, estimulada pelo nacionalismo
*Publicação da obra A Origem das espécies de Charles Darwin, matriz da teoria evolucionista.
Sistema de Alianças
Apesar de aparentarem tranqüilidades as potencias desse continente se organizaram dentro de um principio ‘’paz armada’’.
Frenética disputa de mercados. Competição capitalista pelo domínio de áreas periféricas.
A Alemanha foi um país recém unificado que desenvolveu rapidamente sua industrialização,e participou da partilha da África, na Conferencia de