1 Cap do livro teoria da imagem
O QUE É UMA IMAGEM
1. A NOÇÃO DE IMAGEM: USOS E SIGNIFICADOS
O termo imagem é tão utilizado como todos os tipos de significados sem ligação aparentemente, que parece muito difícil apresentar uma definição simples e que abarque todas as maneiras de empregar.
1.1 A IMAGEM COMO IMAGEM MEDIATA
A imagem invasora, a imagem onipresente, aquela que criticamos e que faz ao mesmo tempo parte da vida quotidiana de cada um, é a imagem mediática. Anunciada, comentada, a imagem torna-se então sinônimo de televisão e de publicidade.
Confundir imagem contemporânea e imagem mediática, imagem mediática e televisão e publicidade, contemporâneas, mas também a ativar uma amnésia e um imediatismo tão nocivos quanto inúteis para a compreensão da imagem.
1.2 IMAGENS E ORIGENS
Aprendemos a associar “imagem” à noções complexas e contraditórias, que vão de sabedoria à diversão, da imobilidade ao movimento, da religião a distração, da ilustração à semelhança, da linguagem à sombra.
No começo havia imagem por todos os lados, tudo era imagem, e com isso o homem até hoje deixa vestígios de sua imaginação. As figuras nas paredes de cavernas, os “petrogramas”, desenhados ou pintados, os “petroglifos”, se gravados ou talhados, representam os primeiros meios de comunicação humana. São imagens porque imitam, visualmente, coisas do mundo real. Mesmo que, para alguns estudiosos, eram desenhos relacionados a crenças e religiões.
As religiões judaico-cristãs tem muito a ver com as imagens, por séculos destruíram tudo que podiam que não era a favor da religião. No Renascimento que a questão de separação de representação religiosa e profana.
A noção de imagem nivula-se essencialmente à representação visual.
A imagem sempre foi um núcleo para reflexão filosófica.
Para Platão, existem dois tipos de imagem: Uma objetiva, detectada por nossos sentidos da consciência, e outra subjetiva, advinda de uma idéia, de um pensamento. A necessidade desta subdivisão entre o mundo real e