graduanda
Textos fundamentais da literatura brasileira.
Este trabalho pretende analisar como a minissérie Capitu, exibida pela TV Globo, conseguiu trazer para a arte audiovisual aspectos apresentados na obra que a inspirou: Dom Casmurro.
Belo Horizonte
2104
Introdução:
Dom Casmurro é um romance que foi escrito por Machado de Assis em 1899, seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua juventude até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas memórias da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o titulo do romance.
Capitu é a minissérie escrita por Luiz Fernando Carvalho a partir da obra Dom Casmurro, e o que vamos fazer a partir de agora neste trabalho é observarmos como o livro e a minissérie apresentam aspectos do enredo do romance machadiano.
O aspecto escolhido foi a ópera, e sua escolha justifica-se pelo grande impacto e realce, que aos olhos desta autora, tanto o livro quanto a série envolvem o leitor/telespectador com as insinuações de como a vida pode ser uma ópera.
Em suma este trabalho pretende investigar as representações da ópera no livro e na série.
Para tanto, faz-se necessário uma pequena explicação sobre o tema escolhido:
Ópera é um drama inteiramente cantado, com acompanhamento de orquestra, ou intercalado com diálogos falados, ou com recitativos acompanhados por um instrumento de teclado. Ópera também é a denominação do teatro onde se representam esses dramas ou ainda o gênero constituído por esse tipo de composição. Existe a ópera-cômica em que prepondera o caráter cômico, e na