1 1 Artigo Cientifico Reescrito
Jonas Gabriel Nascimento e Silva
Profº Luiz Carlos Rampazzo Filho
Resumo:
Este artigo explora a compreensão do cenário geral dos efeitos do trânsito na cidade de São Paulo apontando ações relacionadas ao comportamento estratégico difundido pelas empresas e governo na diminuição dos gargalos que recorrem do trânsito. O artigo busca localizar de maneira geral os principais problemas enfrentados pelas empresas e pela população, levantando possíveis soluções e checando sua aderência com base na percepção de especialistas e de modelos usados internacionalmente.
Com a identificação dos gargalos, o intuito é propor mudanças ligadas a diminuição do fluxo de carros e estratégias que buscam desde a redução de absenteísmos e atrasos dos colaboradores nas empresas, até melhorias em grande escala visando a otimização do potencial econômico que hoje possui forte relação com os impactos do trânsito na capital do estado de São Paulo.
Palavras-chave: Metrópoles; Empresas; Qualidade de vida; Governo; Meios de transporte.
Introdução:
Na Capital do estado de São Paulo, estão localizados grandes polos comerciais. A região é a metrópole mais aglomerada do país com mais de 11.895.593 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2012), é reconhecida como o centro de produção financeira para o país, cerca de 63% das multinacionais do país ficam em São Paulo e também representa grande participação em relação ao PIB do país, sendo a cidade com o 7º PIB do mundo, responsável por 11% do PIB brasileiro. A cidade sofre grandes impactos devido ao trânsito. Boa parte dos habitantes fica horas em meio à frota de veículos e em problemas com transporte público, cansando estresse antes mesmo de começar seu dia de trabalho.
“Muitos executivos e líderes do governo preocupam-se com o impacto dos congestionamentos no desenvolvimento da economia. Percebe-se que o custo