Artigo de opinião
A leitura é o tema central da quinta edição do Concurso Tempos de Escola (saiba mais). Para alunos do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos – EJA, o desafio será abordar o tema em um texto de opinião, para o qual poderão buscar informações e ideias para compor seus argumentos em reportagens, notícias, relatórios de pesquisa, artigos científicos, entre outros.
Para auxiliar os participantes do concurso na produção de seu texto de opinião, o Blog Educação conversou com o jornalista Eugênio Bucci, colunista da Revista Época e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
A seguir, confira as cinco dicas do jornalista:
1. Defina que opinião irá defender
De acordo com Bucci, antes de começar a escrever um artigo de opinião, o estudante deve definir o tema que deseja abordar com o texto. “Um artigo nada mais é do que a defesa de uma ideia. Por isso, é muito importante o jovem ter em mente o que pretende escrever e começar a reunir os argumentos necessários para criar essa defesa”, disse. No caso do Concurso Tempos de Escola, os estudantes deverão escrever sobre a importância da leitura em sua vida.
O jornalista ressalta, ainda, que é preciso ter uma opinião formatada. “Para escrever artigos de opinião, é obrigatório tê-la. E ter opinião é difícil, é muito raro. Normalmente, o que temos por aí são repetidores de opinião”.
2. Monte uma sequência de argumentos
Como toda defesa de opinião depende de argumentos, Bucci recomenda que o aluno defina uma sequência para conduzir sua tese. “Cada parágrafo deve conter um argumento, incorporando o anterior e preparando o seguinte. Como se pode ver, um artigo de opinião é construído, é preparado, não é algo que sai assim, sem mais nem menos, da cabeça do autor. O bom artigo de opinião é escrito e reescrito várias vezes antes de ser publicado”, explicou.
3. Evite escrever em primeira pessoa
Por mais que o objetivo do artigo seja defender uma opinião, o